CALENDÁRIO MAIA

   

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O calendário maia é um sistema de calendários e almanaques distintos, usados pela civilização maia da Mesoamérica pré-colombiana, e por algumas comunidades maias modernas dos planaltos da Guatemala.

Estes calendários podem ser sincronizados e interligados, suas combinações dando origem a ciclos adicionais mais extensos. Os fundamentos dos calendários maias baseiam-se em um sistema que era de uso comum na região, datando pelo menos do século VI a.C.. Tem muitos aspectos em comum com calendários empregados por outras civilizações mesoamericanas anteriores, como os zapotecas e olmecas, e algumas civilizações suas contemporâneas ou posteriores, como o dos mixtecas e o dos astecas. Apesar de o calendário mesoamericano não ter sido criado pelos maias, as extensões e refinamentos por eles efetuados foram os mais sofisticados. Junto com os dos astecas, os calendários maias são os melhor documentados e compreendidos.

Pela tradição da mitologia maia, como está documentado nos registros colonais iucatecas e reconstruído de inscrições do Clássico Tardio e Pós-clássico, a deidade Itzamna é frequentemente creditada como tendo levado o conhecimento do sistema de calendários aos maias ancestrais, junto com a escrita em geral e outros aspectos fundacionais da cultura maia.


Opções de Pagamento
Caixa Econômica
Este site aceita pagamentos com Visa, Mastercard, Diners, American Express, Hipercard, Aura,Bradesco, Itaú, Unibanco, Banco do Brasil, Banco Real, saldo em conta PagSeguro e Boleto
Opções de Entrega
ADQUIRA JÁ SEU KIT DE PINTURA VITRAL E COMECE A PINTAR A SUA MANDALA!
Redes Sociais
Visite Nosso Blog!
PETRA MÍSTICA
Rua Maestro Egídio Amaral, 246
Caixa Postal 193 - CEP: 86001-970 | Londrina - PR
         Desenvolvido por:
 DIVBOX.com.br